Acne

A acne é uma afecção comum da adolescência, mas que também pode ocorrer na vida adulta.A maior preocupação no tratamento é evitar o surgimento das cicatrizes, condição de difícil tratamento mesmo com todo o arsenal tecnológico disponível.
Além disso, o impacto estético da acne traz um grande estigma, podendo levar jovens ao isolamento.

Entender por que surge a acne é o primeiro passo para vencê-la.São quatro os fatores envolvidos:

1- Sebo: 
Níveis elevados de hormônios masculinos, ou sensibilidade aumentada dos receptores destes hormônios, estimulam as glândulas a produzirem maiores concentrações de sebo.

2- Obstrução dos ductos foliculares:
O acumulo de células mortas (hiperqueratinização), combinado com o sebo, forma uma rolha córnea, originando os comedões, conhecidos como “cravos”.

3- Bactérias:
Todos nós possuímos a bactéria P. acnes na nossa pele. Porém, nas glândulas obstruídas e com excesso de sebo, eles se proliferam com maior facilidades. O P. acnes modifica a composição do sebo, tornando-o irritante para a parede do folículo.

4- Inflamação: 
O sebo modificado provoca inflamação. Pilo-Sebáceos formação de pus, formando as “espinhas”. Quanto maior a inflamação, maior o tamanho e a dor da lesão.

Como podemos ver, um fator é agravante do outro. Como controlar cada um?

1- Regulando a secreção sebácea: 
Pílulas anticoncepcionais e substancias anti-andrógenas, como a Espironolactona e o Acetato de Ciproterona ajudam a impedir que hormônios masculinos ativem os receptores das glândulas.

Ativos aplicados diretamente na pele também controlam a oleosidade. Dentre eles, zinco, alfa-hidroxiacidos, retinóides, peróxido de benzoíla, acido salicílico e enxofre.

2- Diminuindo a obstrução dos folículos pilo-sebáceos: 
Esfoliar regularmente a pele ajuda a remover as células mortas. Sabonetes a base de acido salicílico reduzem a formação dos comedões, e retinóides tópicos controlam a multiplicação das células da camada córnea. Limpeza de pele para extração dos comedões pode ajudar.

3- Reduzindo a proliferação de bactérias: 
Produtos a base de Peróxido de Benzoíla aumentam a concentração de oxigênio na pele, e sufocam o P. Acnes, que precisa de um meio anaeróbio para se multiplicar. Antibióticos tópicos também podem ser utilizados. Uma novidade são equipamentos que emitem luz azul, capaz de reduzir a população de P. acnes.

4- Controlando a inflamação: 
Peróxido de benzoíla,  acido salicílico, extrato de chá verde, entre outros, atuam como antiinflamatórios. Antibióticos orais e espironolactona também têm esta propriedade.

Se nada disso resolver o problema, pode-se optar pela Isotretinoína oral.  

Alguns fatores agravam a acne. Situações em que há aumento de testosterona, como menstruação, gestação, menopausa e stress. O stress também leva a um aumento de cortisol, o qual aumenta a atividade das glândulas sebáceas. Especula-se que dietas com alto consumo de laticínios e carnes piorem a acne por causa dos hormônios usados na criação de animais. Por esse ângulo, o consumo de alimentos orgânicos seria benéfico. Cremes e maquiagem com base oleosa podem obstruir os poros, por isso prefira produtos oil free, ou na forma de gel. Por ultimo, exposição solar excessiva também pode aumentar a inflamação e piorar a acne, além de causar manchas e cicatrizes hipercrômicas.