Peeling

Peeling é o nome dado a toda técnica que provoca a descarnação da pele. São eficientes para minimizar manchas através de um processo de renovação da camada mais superficial da pele. Técnica extremamente popular, uma vez que apresenta bons resultados a curto prazo. Após as sessões de peeling, a pele adquire um aspecto viçoso, brilhante e rejuvenescido devido à remoção das células antigas que aumentam a espessura da camada córnea, deixando a pele mais ressecada, opaca, sem vida.

Recomenda-se fazer de 4 a 6 sessões, em média, com intervalos de 7 a 15 dias, de acordo com as condições da pele. Peelings para manchas podem ser feitos em qualquer época no ano, desde que o paciente concorde em manter-se afastado do sol. Os meses próximos ao inverno são os mais adequados para a realização deste tipo de procedimento, pois nestes é mais fácil evitar a exposição excessiva ao sol.
 
É imprescindível o uso de filtro solar nas primeiras semanas após o tratamento, sob pena de haver piora rebote das manchas.

Diversas substâncias, com diferentes características podem ser usadas para clarear a pele e todas elas produzem a sua descamação e renovação. A escolha do tipo de peeling  deve ser feita após haver um consenso entre o médico e seu paciente quanto aos prós e contras de cada um deles.Peeling: pode fazer uma esfoliação  superficial, alcançando a camada córnea, ou atingir planos mais profundos.
Quando feito superficialmente, é conhecido como “peeling da hora do almoço”, pois no final do dia a pele estará com mais brilho e turgor, sendo próprio para aqueles desejo de última hora de se sentir mais bonita.

Peelings superficiais promovem uma descamação a partir de 2 dias após a sua aplicação.  Alguns produtos precisam ficar em contato com a pele por algumas horas para penetrar, outros são removidos ainda no consultório. Suas principais indicações são o fotoenvelhecimento, manchas e acne. Podem ser feitos com intervalos de 2 semanas, são indicados 4 a 6 sessões, dependendo do paciente.

Dependendo do grau de envelhecimento, poderá ser indicado um peeling mais agressivo.  Estes atingem planos mais profundos da pele, contudo tem um período de recuperação maior. Necessitam um preparo  por  no mínimo 3 semanas, para evitar manchas e acelerar a cicatrização da pele.

O outono é a época ideal para se realizar estes procedimentos, pois a fotoproteção deve ser redobrada quando se faz um peeling. Um cuidado a mais, é a ingestão de anti-oxidantes, por exemplo a Vitamina C e E, e estimuladores da produção de colágeno, como os licopenos e silício. Com isso, esperamos tirar o máximo de proveito de cada sessão.